Ressonância Magnética é na Itaimagem

Na Clinica Itaimagem você encontra inovação tecnológica e qualidade nos diagnósticos.


A Ressonância é um método não invasivo que, por meio da emissão de ondas de radiofrequência, sem radiação, permite o estudo de diversas partes do corpo humano com alto grau de precisão.

Nosso Aparelho de ressonância magnética Siemens Sempra de 1,5 Tesla, conta com diâmetro de 60 Cm na área em que o paciente é posicionado.

Essa característica aumenta o conforto do paciente, reduz claustrofobia, fazendo com que o mesmo não se sinta preso ou comprimido pelo aparelho e aumenta a comodidade para pacientes com sobre peso. Equipamento com tecnologia de ponta na transmissão de dados digitais, imagens com maior resolução que os convencionais e com significativa redução no tempo do exame.

No centro da Ressonância Magnética (RM) está situado um imã ou magneto que é grande o suficiente para uma pessoa deitar-se dentro. Durante o exame, sinais de radiofrequência são emitidos para o corpo que os reemite para o computador que converte em imagens. Depois disso, essas imagens são visualizadas e analisadas pelo médico radiologista.

A Ressonância Magnética analisa e identifica: – Diversas patologias do cérebro; – Derrames e AVC; – Tumores; – Analisa de maneira precisa articulações, como Joelho e Ombro permitindo a análise de lesões de menisco, ligamentos e cartilagem; – Vem se destacando como excelente método para pesquisa de lesões da mama, como câncer, além de estudo de próteses mamárias.

– Não é necessário suspender o uso de medicamentos; – O paciente pode comer normalmente; – Não é necessário estar em jejum para exames sem anestesia. Antes do exame o paciente responderá um questionário onde deverá informar se já fez alguma cirurgia, tem algum implante ou no caso das mulheres, está grávida ou existe a possibilidade de estar. Marca passos cardíacos geralmente impedem o exame. Não é possível entrar na sala de exames com pertences pessoais como relógio, telefone celular, aparelhos de audição, moedas e cartões magnéticos.

Antes da Ressonância um técnico ajudará o paciente a deitar-se na mesa de exames na posição adequada. Em seguida a pessoa é levada lentamente para um túnel aberto nas extremidades, arejado e iluminado. Durante o exame o técnico sairá da sala, mas manterá contato visual e auditivo com paciente através de um aparelho de comunicação interna. Deve-se respirar normalmente, relaxar e permanecer imóvel por pequenos períodos de tempo. O paciente ouvirá ruídos parecidos com batidas em intervalos regulares, isso significa que a máquina está funcionando normalmente e as imagens estão sendo adquiridas. Se preferir, a pessoa poderá escutar música durante a realização de alguns exames. Basta solicitar ao técnico. O tempo de exame é de 15 a 45 minutos, dependendo do local a ser estudado. O exame é indolor e não há nenhum contato do aparelho com o corpo.

O paciente poderá retomar suas atividades normalmente imediatamente após a realização do exame de Ressonância Magnética.

A grande vantagem da Ressonância Magnética é não apresentar radiação ionizante, como o raio-x e a tomografia. Ela também permite o estudo das partes moles, como crânio, articulações e outros órgãos internos com precisão, sem ser invasiva. Outra vantagem é que quando há necessidade de usar contraste, o utilizado é o gadolíneo, que tem poucas contra-indicações.

A Ressonância Magnética é contra indicada para: – Pacientes com marca passos cardíacos e algumas marcas de clipes de aneurisma cerebral; – Pacientes com implantes cocleares e neuroestimuladores; – Pacientes com projéteis de arma de fogo ou outros fragmentos metálicos, dependendo da localização no corpo. Por favor, consulte o atendente previamente ao exame; – Até o momento não existe nenhum estudo comprovando os efeitos da Ressonância Magnética na gravidez, por isso, é recomendado que não se realize o exame durante o primeiro trimestre de gestação.